sábado, 4 de setembro de 2010

Ubuntu lança beta da versão 10.10 do Linux

Distribuição, chamada de Maverick Meerkat, acelera tempo de boot e tem integração com a nuvem

ubuntu

Canonical e Ubuntu, juntas, apresentaram na quinta-feira (02/09) a última versão beta da distribuição Linux, de codinome Maverick Meerkat. O release candidate, que é a versão mais próxima da que será disponibilizada ao mercado, deve chegar em outubro.

As edições Ubunto 10.10 Desktop e 10.10 Netbook entregam boot mais rápido e melhora do tempo de inicialização, afirmam Ubuntu e Canonical.

Já a versão 10.10 Server traz integração com o Ubuntu Enterprise Cloud por meio de uma instalação de cloud setup, comenta a Ubuntu. Além disso, a última versão para servidor traz "o poder e a estabilidade do Ubuntu Server para cloud computing para quem usa Amazon EC2 ou o próprio Ubuntu Enterprise Cloud", informou Robbie Williamson, gerente de engenharia na Canonical, em comunicado.

As novas ferramentas da versão beta para servidores trazem ainda hooks, ebsmount, suporte et4 e novas linhas no formato de computação em nuvem, informa a Ubuntu. Ao usar o pv-grub da Amazon, imagem de instâncias em cloud pode, agora, gerenciar seu próprio kernel e também o atualizar, avisa a companhia.

A plataforma baseada em GNOME do Ubuntu 10.10 Desktop foi atualizada para as versões 2.31, incluindo, incluindo APIs dconf e gsettings. Os desenvolvedores atualizaram também o Evolution para a versão 2.30.2, que opera mais rápido que a versão Ubuntu 10.04 LTS, aponta Williamson.

O time promoveu ainda uma atualização do Gwibber para suportar o mais recente sistema de autenticação de mudanças do Twitter e alterou o armazenamento de backend para melhorar o desempenho. O Desktop 10.10 tem ainda o Sound Indicator que traz controles de tocador de música. A tecnologia está diferente trazendo novos temas, ícones e papel de parede.

"A interface Unity é default no Ubuntu Netbook Edition. Ele traz uma barra de menu. O indicador de data e hora tem um widget de calendário real", afirmou o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário