segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Circuito em Série

Um Circuito em Série é um circuito cujos componentes estão ligados sequencialmente numa única malha, Figura 1. Num Circuito em Série, a Corrente I, que flui através de cada componente, é a mesma, mas a Tensão, Vx, aos terminais de cada componente pode ser diferente, dependendo da Resistência Rx do componente.

A Resistência Total R, de um Circuito em Série, é a soma das Resistências de todos os Componentes,R = R1 + R2 + … … + Rn, Figura 1.

Figura 1: Esquema de um Circuito em Série

Na Figura 2, as duas Lâmpadas Eléctricas e a Fonte de Alimentação estão ligadas em Série. A mesma Corrente I, I = V / (R1 + R2), flui através das duas Lâmpadas Eléctricas. Porque as suas Resistências R1 e R2 são iguais, R1 = R2, B1 e B2 dividem, por igual, a Tensão V da Fonte de Alimentação, V1 = V2 = V / 2, e estão Acesas (On) com o mesmo brilho.

Figura 2: Circuito Equivalente, quando as duas Lâmpadas Eléctricas e a Fonte de Alimentação estão ligadas em Série

Se um Curto Circuito é criado entre os dois terminais de B2, Figura 3, toda a Corrente I, I = V / R1, flui através de S2 e nenhuma corrente flui através de B2. B1 torna-se mais brilhante e B2 Apaga-se (Off). A Tensão aos terminais de B1, V1, é igual à Tensão da Fonte de Alimentação, V1 = V, e a Tensão aos terminais de B2, V2, é igual a zero, V2 = 0 V.

Figura 3: Circuito Equivalente, quando B2 é curto-circuitada

Um cordão de luzes de Natal está ligado em Série. Assim que uma das Lâmpadas Eléctricas das luzes de Natal deixar de funcionar, nenhuma Corrente passa no circuito e todas as luzes se Apagam (Off).

Nenhum comentário:

Postar um comentário