A Corrente Contínua CC (DC) é um fluxo constante das Cargas Eléctricas de um Potencial alto para baixo. Na Historia da ciência da electricidade, uma Corrente convencional é definida como um fluxo de Cargas Positivas.
O circuito de Corrente Continua é um circuito cuja Corrente Eléctrica flui apenas numa só direcção. O CC encontra-se em muitas aplicações de tensão baixa, especialmente nas aplicações que utilizam Bateria. A maioria dos circuitos electrónicos requer uma fonte de alimentação CC.
Uma Corrente Eléctrica Contínua flui somente quando o Circuito Eléctrico está fechado, mas deixa completamente de fluir quando o circuito está aberto.
O Interruptor é um dispositivo que abre, ou fecha, um Circuito Eléctrico. Quando o Interruptor está fechado , Figura 1(a), o circuito está fechado e a Lâmpada Eléctrica Acende-se (On); quando o Interruptor está aberto, Figura 1(b), o circuito está aberto e a Lâmpada Eléctrica Apaga-se (Off).
Figura 1(a): O Interruptor está fechado, o circuito está fechado e a Lâmpada Eléctrica
Figura 1(b): O Interruptor está aberto, o circuito está aberto e a Lâmpada Eléctrica apaga-se
De acordo com a Lei de Ohm, a Corrente I de uma Resistência (ideal), (ou outros dispositivos ohmicos), é directamente proporcional à Tensão V aplicada e inversamente proporcional à Resistência R.
Lei de Ohm: I = V / R
Por outras palavras, para uma Resistência fixa (R), quanto maior for a Tensão (V) aos terminais de uma Resistência, maior é a Corrente (I) que a atravessa; para uma Tensão fixa aos terminais de uma Resistência, quanto maior for a Resistência, menor é a Corrente que a atravessa.
Na Figura 2, uma Resistência é acrescentada ao Circuito de Corrente Contínua, a Resistência total (R) do circuito torna-se maior mas a Tensão (V) da Fonte de Alimentação mantém-se inalterada e, assim, a Corrente (I), que flui através do circuito, torna-se menor. Com o fluir de uma menor Corrente, a Lâmpada Eléctrica torna-se menos brilhante.
Figura 2: O circuito contém uma bateria, uma Lâmpada Eléctrica, uma Resistência e um interruptor
Nenhum comentário:
Postar um comentário