sábado, 18 de setembro de 2010

Cinco fatos que você deve saber sobre Cloud Computing

Embora o termo cloud computing venha sendo amplamente divulgado, ainda é complicado para muitos definir um conceito comum sobre esta tecnologia, bem como ela pode ser empregada em seus projetos.

De modo a buscar um consenso sobre o que é cloud computing - ou até mesmo desmistificar “conceitos falaciosos” – aqui vão cinco importantes ideias sobre esta temática.

Cloud Computing não se trata de virtualização

Esse é um grande mal-entendido amplamente divulgado por muitas empresas que “vendem cloud computing“. A nuvem computacional significa autoprovimento de recursos, baseado na necessidade momentânea do cliente. Um servidor virtual trata-se de um ambiente onde existe a capacidade de escalabilidade de recursos, porém esta ação não ocorre de forma automática. Um pacote com recursos fechados de hardware e link de Internet não se trata de um cloud, mas sim de um VPS (Virtual Private Server).

Cloud Computing requer APIs

Aqueles que armazenam seus sites na Web e dizem que eles estão “na nuvem” precisam entender que parte do conceito de cloud computing se refere à utilização de um conjunto de rotinas e padrões, permitindo que os serviços se conectem ao servidor. Sem uma API, trata-se de uma “quase nuvem”.

Mover suas aplicações para uma nuvem não é a solução para as más práticas

Migrar para cloud computing não significa que existirá correção automática da arquitetura ou má utilização de design do seu site ou aplicação. Estas questões precisam ser abordadas e alteradas antes da migração.

Você é quem otimiza a segurança do seu site ou aplicação, esteja ele em um cloud ou não

De fato, a computação em nuvem é mais segura do que outros ambientes Web. Porém, muitos oferecem cloud como sendo a solução de segurança para qualquer site ou aplicação, independente do tipo de ação que você esteja fazendo nele ou a forma como o desenvolveu. As boas práticas de segurança devem ser seguidas pelos webmasters e desenvolvedores, seja o ambiente um cloud ou não.

Poucas empresas comercializam a verdadeira estrutura de cloud

Oferecer uma estrutura de cloud computing não é algo fácil de se fazer. O Brasil ainda não conhece nenhuma empresa que ofereça suporte a APIs, por exemplo. É necessário desenvolver todo este aparato de funcionalidades, oferecendo-as aos clientes e atendendo às suas necessidades, principalmente de escalabilidade (ou elasticidade) automática de recursos.


Fonte: David Linthicum, do InfoWorld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário